Mapeie e planeje com antecedência as datas comemorativas de 2023
Segundo dados da Ebit Nielsen, 34% de todo o faturamento de e-commerce e lojas virtuais acontecem em datas sazonais como Natal, Dia das Mães e Black Friday.
Isto reforça a necessidade de estar atento ao comportamento dos consumidores e criar uma estratégia para que o seu negócio, independente do tamanho ou nicho, se beneficie ao máximo do aumento das vendas nessas datas.
Antes de realizar uma ação ou fazer um investimento em mídias pagas, por exemplo, é preciso ter em mente que o seu negócio não precisa criar uma promoção diferente para todas as datas comemorativas do calendário.
A data comemorativa deve ser relevante para o público alvo do seu e-commerce, ou seja, a procura pelo seu produto tem um aumento espontâneo por parte dos consumidores.
Exemplo: para um e-commerce que vende buquês de flores, coroas e outros arranjos, o Dia de Finados é uma data oportuna para realizar promoções e ofertas diferenciadas para atrair possíveis compradores.
O mesmo raciocínio não se pode aplicar para uma loja virtual de cosméticos e maquiagem em geral, pois o dia 2 de novembro não tem impacto direto na procura por estes itens.
A importância do planejamento
Agora que você já tem clareza sobre quais os feriados e datas são relevantes para o seu público, chegou o momento de aguardar as visitas no seu site que se converterão em vendas, certo?
Errado.
Sem um planejamento detalhado de porquê/quando/como as promoções serão feitas, as chances de insucesso, e consequente prejuízo, são muito altas.
Mas não se preocupe, trouxemos um passo a passo para te auxiliar a planejar suas ações com mais assertividade.
Comece pelo “Porquê”.
Feriados como Natal, Ano Novo e Black Friday são universais para os varejistas de todos os segmentos, o aumento das vendas se dá em praticamente todas as categorias de produtos.
Logo, o seu e-commerce vai aderir a essa data porquê todos estão fazendo o mesmo?
Calma, mas você não é todo mundo. (sim, você já ouviu isso antes)
É claro que é super importante fazer promoções de Natal, mas é imprescindível definir metas e objetivos para o seu e-commerce.
- Visitas no site x conversão
- Ticket médio
- Faturamento
- Número de pedidos
- ROAS
Estes são alguns exemplos de metas que você precisa ter em mente antes de colocar em prática as promoções.
Faça um comparativo com os anos anteriores e veja o que deu certo na estratégia e pode ser replicado para o ano atual.
Defina o “quando” (e com antecedência)
A Black Friday é sempre na última sexta-feira de novembro, e justamente nessa data os consumidores se preparam para aproveitar os descontos em diversos produtos.
Porém, para os varejistas é inviável começar a pensar na Black Friday somente no mês de novembro ou na data em si.
É de suma importância planejar todas as datas do calendário com antecedência.
Defina o “quando” as ações serão realizadas, isso traz previsibilidade para você e seu time e evita perder o timing correto das datas.
Separe as ações de modo trimestral, semestral e anual e não seja pego de surpresa tendo que criar regras de promoções de última hora.
Hora de colocar a mão na massa com o “Como”.
Você definiu as datas relevantes, estabeleceu as metas e estipulou o início de cada uma das ações, logo, é chegado o momento do “Como”.
- Qual será a promoção ?
Frete grátis, cashback, cupom de desconto ou um brinde exclusivo, são infinitas as possibilidades para atrair potenciais clientes.
- Como será feita a divulgação?
“Propaganda é alma do negócio”, não adianta planejar uma ação promissora com seu time se as pessoas mais importantes não forem impactadas com a comunicação: os clientes.
Estabeleça a comunicação em todos os canais de aquisição do seu negócio.
- Site ( banners, popup e vitrines com produtos)
- Redes sociais ( feed e stories)
- Mídia orgânica (blogs e e-mail marketing)
- Mídia paga (Meta e Google Ads)
Confira os principais feriados de 2023
Feriados nacionais
- 1º de janeiro (domingo) – Confraternização Universal
- 7 de abril (sábado) – Paixão de Cristo
- 21 de abril (sexta-feira) – Dia de Tiradentes
- 1º de maio (segunda-feira) – Dia do Trabalho
- 7 de setembro (quinta-feira) – Independência do Brasil
- 12 de outubro (quinta-feira) – Dia de Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro (quinta-feira) – Dia de Finados
- 15 de novembro (quarta-feira) – Dia da Proclamação da República
- 25 de dezembro (segunda-feira) – Natal
Como vimos, planejar e executar ações para o seu e-commerce ganhar escala requer tempo, conhecimento e investimento.
Foi pensando nisso que a Check Commerce criou soluções que abrangem implantação, performance e operação de e-commerce de todos os tamanhos e segmentos.
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