O que é o metaverso?
Descrever uma nova tecnologia é sempre um risco, ainda mais quando não se sabe ao certo como ela pode funcionar ou ser usada, mas isso é ainda mais complicado com o metaverso. Isso porque ele ainda não existe, então as várias definições por aí estão falando sobre visões ligeiramente diferentes do futuro.
Talvez a melhor maneira de conceituar o metaverso seja “como a internet vívida, ou pelo menos renderizada em 3D”, como disse a NPR (https://www.npr.org/2021/10/28/1050280500/what-metaverse-is-and-how-it-will-work). Para ficar um pouco mais técnico, o metaverso será persistente (ou sem parar), síncrono e ao vivo, não terá limite de usuários e fornecerá uma sensação de “presença”, algo que Zuckerberg apontou repetidamente ao discutir o metaverso.
Mais alinhado ao propósito da Check Commerce, o metaverso será uma economia em pleno funcionamento. É uma perspectiva tentadora para quem já está envolvido no comércio online, pois mais do que significar outro canal para vender produtos físicos (e todos sabemos o quão importante é ser omnichannel), também pode significar vender novos produtos no metaverso. Você comprou uma Ferrari, por que não comprar também uma Ferrari NFT para seu avatar dirigir no metaverso? Afinal, teremos uma vida digital “real”.
E como isso se aplica no e-commerce?
Com a aceleração cada vez mais da tecnologia, principalmente após a pandemia do Covid, podemos dizer que muitas empresas estão investindo mais e mais nesse novo recurso para agregar valor e maior experiência para os clientes, permitindo que os consumidores explorem outras formas de experimentar coisas, provar roupas de forma virtual ou até se sentirem como se estivessem na loja física.
Um grande exemplo disso, foi a empresa Lacta, que implantou o Metaverso em seu e-commerce, criando uma loja virtual 100% em 3D. O novo e-commerce utiliza tecnologia imersiva 360, na qual permite aos usuários durante sua navegação ter a mesma experiência como se estivesse em uma loja física.
Se adequar a essa nova tendência é imprescindível para alcançar resultados mais promissores e repassar isso da melhor forma para a jornada do consumidor, que busca cada dia mais experiências inovadoras. Sendo assim, quem se antecipa, sairá na frente quando o Metaverso for uma realidade imutável.
Torne a experiência da sua empresa única com uma plataforma de e-commerce inovadora e 100% preparada para alcançar sempre os melhores resultados!