O SAC é um poderoso aliado tanto para as empresas quanto para os consumidores, pois além de resolver problemas e tirar dúvidas, garante uma maior credibilidade para qualquer tipo de negócio e faz com que os clientes se sintam mais seguros diante de uma compra, sabendo que terá o suporte necessário caso ocorra qualquer tipo de problema com o produto ou serviço adquirido. Um outro ponto muito importante, é que o SAC vai te proporcionar uma maior aproximação com seu público alvo, fazendo com que você conheça todas as suas dores, além de proporcionar feedbacks válidos para auxiliar cada vez mais a sua empresa, ajudando a desenvolver estratégias muito mais assertivas, de forma que alcance resultados mais positivos. Além de fortalecer o elo entre sua marca e o cliente, atingindo compradores fiéis e satisfeitos.
Nesse sentido, o SAC é uma ferramenta indispensável para ter em seu negócio, visando uma melhor comunicação e relacionamento com seus consumidores. Acompanhe a matéria e veja tudo que você precisa saber sobre o assunto.
O que é SAC?
O “Serviço de Atendimento ao Consumidor” ou SAC, é um canal de comunicação que vai além de um canal de reclamações, seu função principal principal é satisfazer o cliente em vários sentidos, de forma que esclareça todas as suas dúvidas, seja ela referente a produtos, meios de pagamento, período de entrega, entre outros.
Sendo assim, o SAC é essencial em todas as empresas para suprir todas as necessidades e oferecer rápidas soluções para os clientes, e ainda mais importante no e-commerce, porque cria um relacionamento mais efetivo com os consumidores, além de manter os compradores satisfeitos e fiéis ao seu negócio, criando um excelente relacionamento com a marca.
A evolução do SAC
O conceito de SAC teve início na década de 1920, quando o telefone passou a ser visto também como um canal institucional e foi adotado por muitas empresas como uma forma de se aproximar de seus clientes.
De lá para cá aconteceram muitas mudanças no SAC, principalmente como o rápido crescimento da tecnologia e mudança nos hábitos dos consumidores, sendo preciso expandir as opções desse atendimento para outros canais como e-mail, chat online e até mesmo WhatsApp ou redes sociais, transformando cada vez mais a experiência dos clientes diante dos atendimentos prestados.
Veja abaixo alguns princípios básicos para um bom atendimento
- Empatia;
- Atendimento ágil;
- Eficiência na solução dos problemas;
- Atendimento humanizado;
- Capacidade para resolver conflitos;
- Personalização do atendimento.
Conclusão
Ficou claro que o SAC, é uma ferramenta primordial para melhorar os processos de atendimento de qualquer empresa, levando a experiência do cliente para outro nível e aumentando o seu relacionamento com a marca. Contudo, vale lembrar que mesmo que a sua empresa esteja iniciando, é possível sim incluir esse tipo de serviço e fazer com que cada vez mais se destaque no mercado. Pois as reclamações, sugestões e elogios que você venha receber dos seus clientes, podem transformar em dados valiosos para o seu negócio e fazer você sair na frente dos seus concorrentes, com um atendimento estratégico, diferenciado e eficiente.
Aqui na Check Commerce, utilizamos uma ferramenta comercial para levar a melhor experiência diante dos atendimentos, superando além das expectativas de todos os clientes. Com um software SaaS, um time 100% dedicado e capacitado para levar um atendimento cada vez mais ágil e focado em soluções de problemas, levando os nossos clientes a obter resultados muito mais positivos, além de fortalecer cada vez mais a voz de cada marca com um atendimento único e personalizado.
Se você não está satisfeito com o serviço de atendimento prestado na sua empresa ou ainda não tem esse tipo de serviço, entre em contato conosco e veja como transformar a comunicação da sua marca e alcançar uma maior satisfação dos seus clientes.