O WhatsApp é uma ferramenta importante para comunicação entre empresas e clientes. No entanto, existem diferenças significativas entre a API oficial e a não oficial, que podem afetar a escolha da mais adequada para o seu negócio. Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre as versões do WhatsApp e ajudá-lo a escolher a opção mais adequada para suas necessidades.
Versões disponíveis do WhatsApp
Existem três formas de utilizar o WhatsApp: o aplicativo convencional, o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API. A primeira é voltada para o público geral, enquanto a segunda é voltada para pequenas e médias empresas. Já o WhatsApp Business API é uma ferramenta oficial voltada para empresas com grande fluxo de atendimento diário.
O que é a API oficial?
A API oficial do WhatsApp é uma ferramenta desenvolvida para empresas com grande volume de atendimento. Ela permite automatizar processos, criar menus de atendimento e chatbots (respostas automatizadas). Para usá-la, é necessário solicitar a verificação da sua conta a um provedor oficial, que irá solicitar a liberação da sua API diretamente ao WhatsApp.
Para quais casos a API oficial é mais indicada
A API oficial é indicada para médias e grandes empresas, já que dispensa a necessidade de um aparelho conectado, não depende de um celular estar conectado à internet e com bateria carregada, e pode criar um atendimento automatizado que traz praticidade para o cliente.
Alguns recursos são:
- Selo de conta verificada
- Nome da empresa, sem necessidade de adicioar aos contatos
- Integrar sistemas de inteligência artificial
- Conectar ferramentas de atendimento
- Gerenciar filas de atendimento
- Enviar mensagens proativas sem bloqueio
Cobrança do WhatsApp Business API
Em 2022, houve uma alteração na forma de cobrança do WhatsApp Business API. Antes, a cobrança era realizada por notificação. Agora, as cobranças serão tanto para conversas iniciadas pelo cliente ($ 0,0300), quanto pela empresa ($ 0,0500). A empresa e o cliente poderão trocar quantas mensagens quiserem durante um período de 24 horas (a contar a partir da primeira mensagem enviada/recebida). Após esse período, a conversa “expira” e um novo valor será cobrado. O WhatsApp oferece gratuitamente as primeiras 1.000 conversas do mês, o que é uma oportunidade de gerar engajamento e abrir as portas para empresas menores que não tinham acesso ao modelo oficial.
O que é a API não oficial?
Por outro lado, a API não oficial é uma API desenvolvida por terceiros. Embora possua as mesmas funcionalidades da API oficial, a segurança é menor em casos de envio de mensagens em massa. É possível integrar com sistemas omnichannel, ter vários atendentes em um único número, desenvolver menus de atendimento, entre outras funções. Porém, por ser uma API desenvolvida por terceiros, podem ocorrer instabilidades e desconexão, já que é necessário um celular conectado à internet e ao QR code do WhatsApp. Além disso, a API não oficial não conta com a mesma segurança da oficial, sendo necessário cautela na criação de campanhas para evitar que o número seja bloqueado. Uma vez bloqueado, seus clientes perderão a capacidade de contactar seu negócio.
Diferenças entre os serviços
Além da diferença de valores, as APIs também possuem diferenças nas suas funcionalidades. A API oficial é mais adequada para médias e grandes empresas que buscam automatizar processos e criar um atendimento mais eficiente e seguro. Já a API não oficial é uma opção para empresas menores que buscam integrar o WhatsApp em sua estratégia de atendimento ao cliente.
Conclusão
Ambas as APIs permitem a integração com plataformas omnichannel, o que significa que você pode ter o atendimento de todos os canais de mensagens em um único lugar. Além disso, a integração com sistemas omnichannel traz mais eficácia para o atendimento e assertividade para a gestão, pois as plataformas oferecem relatórios completos e permitem o monitoramento dos atendimentos pelo gestor em tempo real.
Antes de escolher a API mais adequada para o seu negócio, é importante ter bem alinhado os objetivos da empresa ao utilizar o WhatsApp e o posicionamento de marca perante os consumidores. A escolha da API oficial ou não oficial dependerá das necessidades de sua empresa e dos recursos disponíveis.
Caso ainda tenha dúvidas sobre qual API escolher, converse com um especialista da Check Commerce que iremos avaliar todas as opções disponíveis e escolher a que melhor atenda às necessidades do seu negócio.