Única empresa brasileira no Shopify Enterprise Partner Advisory Council

2020 e o crescimento do e-commerce brasileiro

Tempo de leitura: 2 minutos

Não há dúvidas de que 2020 foi o ano do comércio online. A pandemia antecipou a transformação digital de muitas empresas. As que já estavam online, intensificaram ainda mais suas atividades no digital. Já as que não estavam presentes, viram na internet uma forma de contornar a crise que iniciou em meados de março.
Uma pesquisa divulgada pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) mostrou que o faturamento do comércio eletrônico brasileiro alcançou a marca de R$41,92 bilhões em agosto – em um faturamento somado desde janeiro de 2020. Mesmo o ticket médio diminuindo (de R$420,78 para R$398,03), o número de transações efetuadas cresceu 65,7%.

A Black Friday, realizada nos dias 26 e 27 de novembro, também ajudou a movimentar as vendas online no Brasil. Neste ano, segundo a consultoria Ebit | Nielsen, foram mais de R$4 bilhões no e-commerce, representando um crescimento de 25,1% em relação ao ano passado. O mesmo levantamento aponta que foram mais de 6 milhões de pedidos gerados, com um ticket médio de R$652,8. Apenas na sexta-feira, o faturamento ficou em R$3,1 bilhões – 24,7% a mais do que em 2019.
Isso mostra que o comércio eletrônico já é o presente e um ótimo investimento para qualquer negócio que pretende aumentar o faturamento no longo prazo. A praticidade de venda, captação de novos clientes e estratégias de recuperação de carrinho deixam o processo de venda ainda mais inteligente e eficaz – algo quase impossível de se realizar no comércio convencional.
Por isso, nossa recomendação para você que pensa em investir no e-commerce em 2021 é: utilize o fim de 2020 e o início de 2021 para planejar sua estratégia de presença digital e encontrar uma boa plataforma para gestão da sua loja online. Alinhando essas duas frentes, o caminho para o sucesso da sua marca no digital está muito próximo.
E nós te ajudamos nessa tarefa. Em nosso blog você encontra vários conteúdos de como iniciar sua estratégia. Desde como gerenciar sua loja para vender mais, como gerar tráfego qualificado e muitos outros conteúdos sobre gestão de e-commerce. E se ainda surgirem dúvidas, você pode conhecer o Start Check Commerce e tirar de vez sua loja online do papel!
Vamos começar 2021 vendendo online?