De forma geral, implantação de e-commerce, nada mais é do um processo que viabiliza integrar ou desenvolver uma solução completa dentro de uma plataforma para vender online 24 horas por dia sem nenhum impedimento.
Mas para que você entenda melhor sobre o processo de implantação de um e-commerce, é necessário compreender o que é um e-commerce e qual a sua importância atualmente no mercado.
O que é e-commerce e qual a sua importância para as empresas?
O e-commerce ou comércio eletrônico, refere-se a qualquer tipo de venda que acontece por meio da internet, atrelado a diversos canais de vendas que são as lojas virtuais, aplicativos, redes sociais e marketplaces.
Nos últimos anos as mudanças no comportamento dos consumidores têm levado cada vez mais pessoas a comprarem pela internet.
Devido à pandemia, a busca do e-commerce para as empresas tornou- se maior do que nunca. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, atualmente existem mais de 930 mil sites de e-commerce no Brasil.
Atualmente, o comércio eletrônico é um dos maiores fenômenos desse segmento, e sua evolução faz com que os consumidores comercializem seus bens e serviços de forma online, sem perda de tempo ou barreiras, facilitando que chegue a um número maior de consumidores ao mesmo tempo.
Dessa forma, o e-commerce mostra-se como um complemento fundamental para qualquer negócio, possibilitando impulsionar as vendas e alcançar diferentes públicos rapidamente. Além disso, o comércio eletrônico ainda é considerado uma poderosa ferramenta de marketing, que auxilia na divulgação de produtos, marcas e serviços associados.
Como funciona a implantação de e-commerce?
Para realizar a implantação de um e-commerce, tudo deve ser pensado para viabilizar uma jornada de compra rápida e intuitiva, contribuindo assim, para a experiência do usuário. E um dos principais elementos que vão nortear este processo é a escolha da plataforma de e-commerce que será utilizada durante o processo de implementação. Esse meio envolve.
Desde a criação do site, até formas de pagamentos, logísticas e rotinas da operação, para alcançar a máxima eficiência em seu novo canal de vendas.
Quais as vantagens de um e-commerce?
Como falamos anteriormente, o aumento das vendas online e o desenvolvimento de diferentes estratégias para expandir os canais de comércio eletrônico têm incentivado pequenos e grandes empreendedores a montar uma loja online.
Mas esses não são os únicos benefícios. Confira, a seguir, os principais pontos que esse modelo de negócio pode oferecer à sua empresa.
Aumento do volume de vendas
O e-commerce oferece diversos benefícios para os clientes, principalmente para aqueles que não podem ir até uma loja física para comprar determinado produto.
Um grande potencial que ajuda a aumentar a sua carteira de clientes, devido à flexibilidade e mobilidade que a internet oferece. Além de possibilitar fazer pesquisas muito mais rápidas e comparar preços com maior facilidade, algo muito comum entre os consumidores atualmente.
Visibilidade e vantagem competitiva
O comércio eletrônico permite que as empresas alcancem maior visualização e fluxo de pessoas em um único lugar, possibilitando maior destaque em um mercado concorrido. Tornando a venda muito mais fácil, além de conquistar maior fidelidade dos consumidores.
Criação de anúncios com mais facilidade
Outro benefício importante de ter um e-commerce, é a facilidade de criar anúncios e lançá-los rapidamente na internet. Ou seja, a sua empresa não precisa gastar com impressão de materiais para manter os consumidores informados, e pode mudar o status de disponibilidade do produto em tempo real facilmente.
Além disso, garantem mais controle sobre o desempenho de cada oferta através de uma análise de dados. Tornando o gerenciamento das promoções e ações muito mais assertivas e eficientes.
Segurança
As plataformas de comércio eletrônico possuem sistemas de prevenção à fraude. Reduzindo o risco de roubo, o que pode ser um problema comum nas lojas físicas.
Melhora a experiência do cliente
O e-commerce pode proporcionar uma experiência única ao cliente. Pois oferece um atendimento personalizado voltado para cada segmento, outra coisa é criar um site com layout exclusivo, totalmente responsivo baseado no nicho do seu negócio, com um excelente tempo de carregamento, atraindo muito mais pessoas interessadas no que você vende e garantir uma jornada de compra mais atrativa e segura.
Integração com outros canais
Como o e-commerce já está inserido no cenário digital, incentivar os seus clientes a seguirem sua loja em redes sociais já é um passo para integrá-los em outros conteúdos. Além de abranger outros públicos, as redes sociais ajudam a aproximar seu público com a loja e assim criar uma maior fidelidade.
Quais os desafios de um e-commerce?
Como todo negócio, um e-commerce também possui pontos que podem ser considerados negativos por quem ainda não possui conhecimento necessário. Mesmo assim, é possível considerar algumas desvantagens como desafios a serem superados e fazer dele um grande aliado para a sua empresa. Descubra abaixo quais são eles.
Serviço de logística
Ter um bom setor de logística é um dos grandes desafios em um e-commerce. Qualquer falha neste trabalho pode comprometer todo o sucesso do negócio.
É necessário se atentar bem ao prazo e produto que está indo até o cliente, garantindo total satisfação de quem comprou em sua loja online. Assim, toda e qualquer otimização feita na logística de uma loja online não é só bem-vinda como extremamente necessária.
Com o Scale da Check Commerce, a logística fica muito mais fácil, econômica e eficiente do que qualquer operação interna. (clique aqui e sabia mais sobre a SCALE)
O Scale é uma solução completa, ideal para qualquer negócio que busca crescer através de uma tecnologia proprietária sem comprometer sua eficiência operacional.
Com processos fiscais feitos de forma inteligente e automatizada, aliados com a AI no atendimento, garantindo uma melhor experiência ao cliente, ajudando a automatizar, digitalizar e personalizar o atendimento prestado.
O Scale é um modelo de negócio perfeito para lojistas visionários, que queiram expandir seus negócios de maneira ágil, pois dispõe de armazéns no Brasil e no mundo para atender cada e-commerce de forma diferenciada.
Concorrência
Grandes lojistas investem fortemente em anúncios e outras estratégias de marketing digital.
O que talvez para uma pessoa que está começando, não seja uma tarefa fácil de lidar.
Mas, apesar disso parecer um grande empecilho para alcançar vendas, ainda é possível alavancar um pequeno e-commerce e torná-lo referência no mercado, se escolher bem as estratégias e uma plataforma que proporciona todo o suporte que necessita, tornando sua empresa ainda mais lucrativa e conhecida no mercado.
Para isso, é primordial se atentar na escolha do parceiro que você irá trabalhar para conseguir resultados reais alinhados aos seus objetivos.
- Experimentar o produto
Ao comprar em uma loja virtual, o cliente não consegue usar nenhum sentido além da visão. Contudo não ter como sentir, tocar ou experimentar o produto que pretende comprar e até mesmo ter aquele atendimento mais físico – que muitos preferem, pode ser algo negativo para algumas pessoas.
Por isso, é imprescindível fazer com que seus clientes entendam a qualidade do produto ofertado.
Seja mostrando mais detalhes do produto em vídeo, com parceiros/influenciadores falando da marca, recomendações, ou até dando um prazo diferenciado para que a pessoa prove em casa, o consumidor pode devolver sem custos.
Existem inúmeras estratégias que podem ser trabalhadas para evitar que esse problema afete o seu negócio online.
Além disso, é muito importante ter uma descrição clara sobre o seu produto ou serviço, assim, o consumidor consegue visualizar melhor e optar ou não pela compra.
Com isso, você conseguirá trabalhar com maior assertividade o seu produto, fazendo com que as pessoas comprem sem dificuldades e tenham uma excelente experiência, gerando a mesma satisfação como se tivesse comprado em uma loja física.
Conheça solução para implantação de e-commerce: Start
Neste artigo, entendemos um pouco mais sobre o e-commerce, sua implantação e as vantagens e desvantagens desse modelo de negócio.
Como podemos ver, o cenário é promissor para quem investe em uma loja virtual.
E se você tem ou está planejando criar uma loja virtual, precisa conhecer a START ,a solução da CheckStore para quem quer implantar um e-commerce.
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