Pode ser um grande choque para todos os lojistas que investiram tanto tempo e dinheiro melhorando a experiência mobile de suas lojas virtuais, mas um novo relatório da Forrester mostra uma significativa queda nas vendas via mobile mesmo com o crescimento geral do e-commerce nos EUA.
A pesquisa, baseada numa amostragem de 50.000 adultos nos EUA e 6.000 no Canadá, concluiu que no ano de 2017 apenas 36% das vendas online vieram de dispositivos móveis, contra 43% no ano de 2016. O e-commerce cresceu 14% deste período.
Quando perguntados o motivo, 51% dos participantes responderam que é mais fácil comprar no computador do que no celular, enquanto 46% disseram que já estão habituado ao computador e 30% disseram que a tela é muito pequena.
Muitos podem achar que esta preferência por telas grandes é um comportamento dos consumidores mais velhos, porém a principal analista da pesquisa e responsável pela área de Estratégias de E-business, Sucharita Kodali, descreveu que este comportamento se intensifica entre consumidores mais novos, com pelo menos um terço dos jovens utilizando dispositivos maiores como o computador da escola, chromebooks e computadores de algum familiar. São poucas residências nos EUA que não possuem um computador.
82% dos adultos acessam a internet diariamente através de laptops e desktops, comparados com 65% que acessam via celular. Vamos deixar claro, acessar à redes sociais ou aplicativos de mensagem não significa navegar na internet.
Por outro lado, um dos motivos que a conversão de vendas no mobile está em declínio é que apenas algumas lojas virtuais possuem pagamentos mobile, e quando possuem, poucos consumidores usam. Muitos sites exigem o preenchimento de muitos campos, cadastro, dados, etc e as carteiras virtuais como PayPal, Apple Pay e Google Wallet ainda não foram tão difundidas.
Conclusão
Os varejistas online precisam entender esta realidade e comportamento para ajudar suas operações e esforços em busca de uma melhor experiência para seu consumidor. Isso quer dizer que não precisamos mais investir tanto na experiência mobile? NÃO! O dispositivo móvel é o principal contato do consumidor com a sua marca e a experiência de navegação é fundamental para dar suporte a outros canais e outras telas. Experimente criar um sistema de login facilitado onde o cliente possa montar um carrinho mobile e concluir sua compra no conforto da sua tela grande, ou fidelizar seu cliente tokenizando seu cartão de crédito e oferecendo a compra com 1-clique.
Fonte: https://www.mediapost.com/publications/article/318846/m-commerce-declines-we-still-love-big-screens.html