Um levantamento feito pela empresa de marketing e mídia Sprout Social, com escritórios sediados em Dublin, Seattle e Chicago, mostra como as redes sociais exercem uma grande influência na decisão de compra dos consumidores.
Segundo a pesquisa da Sprout, 9 em cada 10 consumidores realizaram compras de marcas que seguem em alguma rede social. Além de efetuar compras, o valor gasto com estas marcas também é maior.
A parcela de pessoas que disseram ter aumentado seus gastos com uma marca que seguem aumentou de 12% para 75%, os dados são comparativos entre os biênios de 2019-20.
O estudo também mostra as redes sociais favoritas por faixa etária. A Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) tem como preferência o compartilhamento de vídeos e fotos, como o Youtube e Instagram.
Confira outros hábitos dos jovens da Geração Z:
- 73% disseram que planejam usar o Instagram com mais frequência.
- 65% afirmaram que pretendem aumentar as horas de uso do Youtube.
A Sprout conduziu uma pesquisa apartada com profissionais de marketing de diferentes níveis e segmentos, para entender os principais objetivos das mídias sociais das empresas, eis o resultado:
- 69% disseram que aumentar o conhecimento da marca era o principal objetivo.
Seguidos de:
- Aumentar tráfego na web (52%) e crescer o público (46%).
Para marcas que buscam se envolver com os consumidores por meio das mídias sociais, é importante enfatizar várias características que são as mais significativas.
61% dos consumidores disseram que o engajamento com o público é a característica mais importante, seguida pela transparência (45%) e bom atendimento ao cliente (44%).
Os consumidores esperam que as marcas forneçam respostas rápidas por meio das mídias sociais, tornando as plataformas muito mais significativas nos esforços de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).
41% dos consumidores disseram esperar que as marcas respondam na primeira hora após a conexão por meio da mídia social, enquanto 79% esperam uma resposta nas primeiras 24 horas.
O estudo mediu as taxas de respostas por segmento. A maior taxa ficou com o setor imobiliário e jurídico (29%), seguido por recrutamento pessoal e RH (28%), financeiras e bancos (28%) e operadoras de saúde (27%).
Enquanto aumentar o conhecimento da marca foi apontado como o principal objetivo dos profissionais de marketing, há uma dificuldade contínua que foi apontada na pesquisa: medir o ROI (return over investiment) das campanhas de mídia social.
Mais da metade (56%) dos profissionais de marketing usam dados para entender melhor seu público-alvo. Em contrapartida, apenas 23% usam dados sociais para medir o ROI, e 16% usam as informações para gerar insights mais competitivos.
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